Lilian Zaremba

Lilian Zaremba

Lilian Zaremba é artista visual, roteirista, radioasta e pesquisadora doutora em teorias da comunicação. Desde 1997, explora diferentes aspectos da linguagem e transmissão radiofônica associada às artes sonoras. Idealizou, curou e coordenou o I Rádio-Forum: o rádio fora do Rádio, no Centro Cultural Banco do Brasil (1997) trazendo ao Rio de Janeiro representantes das emissoras públicas da França, Alemanha e Inglaterra, além de artistas nacionais. Entre seus trabalhos mais recentes estão as exposições “Hertziana” (Capelinha das Cavalariças, 2011); “O Ausente” (performance para bailarino, rádio, DJ e vozes apresentada no Plano B dentro de evento sob curadoria de Beatriz Lemos, 2011); “Evasão” (instalação sonora apresentada na Fundação Eva Klabin, dentro do projeto “Respiração”, curadoria de Marcio Doctors, 2010) e a série “Entreouvidos, sobre Rádio e Arte” (produzida a convite da Rádio Visual, da 7a. Bienal do Mercosul, curadoria de Lenora de Barros, 2009). Publicou vários artigos de pesquisa e organizou os três números da coletânea Rádio Nova, Constelações da Radiofonia Contemporânea (ECO/Ed.Publique 1997-2000). Participou da X Documenta de Kassel com a transmissão de sua rádio fantasia Crab Nebula (2007).

//
Quando comecei meus estudos de mestrado em 1997, propus uma tese sobre os trabalhos radiofônicos de Orson Welles e Glenn Gould. Na época a internet ainda engatinhava no Rio de Janeiro, minha busca por informações era mesmo um garimpo. Poucas pessoas se dedicavam a radioarte.

Glenn Gould em sua Trilogia da Solidão destacou a importância do isolamento na criação de uma “trincheira criativa”. O isolamento, a distância, da comunicação de massa e entretenimento, poderia fazer nascer algo sem estar previamente contaminado. Interessante que mesmo nessa “trincheira” brasileira a radioarte se fez ecoar: nas galerias de arte e suas instalações sonoras. Meu caminho tem sido explorar novas formas partindo dessa perspectivam incorporando outras, para criar face própria nesta arte radiofônica sonora e visual

//

http://kunstradio.at/PROJECTS/CURATED_BY/ANEYE/index.html